17 de mai. de 2009

A Missão da Igreja

"Ide, pois, e ensinai a todas as nações;
batizai-as em nome do Pai,
do Filho e do Espírito Santo.
Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.
Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo".
(Mt 20, 19-20)


Quando nasceu a Missão?

A missão nasce do amor de Deus Pai pelos homens (Jo 3, 16-17). O amor santificante, que se oferece pela redenção, levando até as últimas consequências o projeto savífico. Este projeto tem na pessoa de Jesus Cristo sua plena realização. O Filho restabelece a paz e a comunhão dos homens com Deus. "O reino de Deus está no meio de vós." (Lc 16, 16). O projeto de Deus Pai se concretizou (Ef 1, 3-4) no envio de seu Filho ao mundo, mas também no envio do Espírito Santo (At 1, 8) a Igreja (Jo 20, 22).

O que é Missão?

Missão na etimologia da palavra significa uma tarefa ou incumbência, ou ainda, um encargo que alguém recebe. Na Igreja esta tarefa não é um privílégio, mas sua própria razão de ser: "A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo os desígnios de Deus-Pai" (AG 2).
Até o século XVI a palavra somente se usava na teologia trinitária, para explicar as relações entre as pessoas divinas. A partir daquele momento os jesuítas usaram a palavra missão, para dizer sobre a evangelização da fé cristã a outros povos, assim como para os protestantes. Desde então a palavra foi associada à expansão da fé cristã do Ocidente do mundo, ou seja, à expansão colonial. Diz-se que o envio procede de Deus. Na prática quem manda para a missão é a autoridade eclesiástica. A missão na ótica divina, na teologia da missão existe em três personagens essenciais: Deus-Pai, de onde provêm à ação de enviar; Deus-Filho, o enviador por antonomásia (excelência), que pré-figura a missão da Igreja, e por fim, os homens e o mundo, os destinatários da missão redentora.

Eixos da Missão:

1. Missão ad gentes - Para todos os povos
2. Missão nova evangelização - Para os cristãos afastados (protestantes e outros)
3. Missão popular - Para os católicos 'de fato' e 'de números'.

Exigências da Missão:

Testemunho, Anúncio, Diálogo e Serviço.

Quem são os Missionários?

Neste sentido entedesse que como Igreja, os homens são 'enviados para' ... Cristo de modo especial é quem envia os fiéis para a missão que é continuidade da sua. A ação trinitária na ordem de Jesus aos Apóstolos: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo e Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi". (Mt 28, 19-20).
Esta comunhão em que o Filho não faz nada por si só torna-se o vinculo que une num só amor a Trindade, de tal forma, que a Igreja recebe o mandato da Trindade Imanete, ou seja, desta intima relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário