19 de jul. de 2009

A Humildade

Boa noite. Falo sobre humildade no lar.
Eu, quando aqui estive, nunca me dei conta de saber o que é humildade, e muito menos me preocupei em praticá-la.
Irmãos, a humildade deve estar presente em todos os momentos da nossa existência terrena.
Fui uma pessoa que teve todas as oportunidades de ser feliz aqui, mas como a humildade estava longe dos meus atos, vivia sempre mau humorada, implicava com tudo, fui muito enérgica com meus filhos, não tolerava que eles brincassem dentro de casa, estava sempre chamando a atenção deles para que não tirassem nada fora do lugar.
Companheiros, hoje posso lhes dizer o quanto errei em minha passagem terrena.
Como seria diferente minha existência aqui, se eu, em vez de implicar tanto com meus filhos, tivesse participado com eles de suas brincadeiras.
Eles cresceram, e crescidos procuraram se afastar do lar em que não se sentiam felizes por minha culpa. Sim companheiros, minha culpa por não ter tido paciência e humildade com eles.
Só pude dar conta dos meus atos, quando eles não mais conversavam comigo, a não ser o necessário. Fui ficando cada vez mais triste e amargurada por sentir que fui a causadora desse abandono.
Companheiros, agora posso passar para vocês o quanto é importante o amor, o carinho, a atenção e a paciência para com nossos filhos. Essas qualidades é que poderão sustentar uma família em equilíbrio e harmonia.
Os filhos crescem tão rapidamente, que num piscar de olhos eles já se transformaram em adolescentes e adultos, e o que recordarão da infância será tudo o que nós pudermos dar-lhes de bom, de equilíbrio, de confiança, de amor e humildade.
Pratiquemos a humildade em primeiro lugar no nosso lar, envolvendo nossos filhos, para que ao crescerem, também façam uso dela para com todos que os cercarem, e que possam lembrar dos seus pais com carinho e agradecimento pelos momentos felizes que dedicamos a eles.
Muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário