18 de jul. de 2009

1º Encontro de Catequistas de Crisma

O que é catequese?


Quando se fala de catequese, muitos pensam na catequese que prepara as crinças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje, não se confunde com o “dar catecismo”. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.


A catequese é:


  • A missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
  • Uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados;
  • Um anúncio e serviço para provocar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.

Como tornar-se catequista


Iniciamos dizendo que ser catequista não é fácil, é muito mais fácil ensinar umas respostas do catecismo, para guardá-las na memória, do que fazer catequese. A verdadeira catequese não é teórica, é vida, é ação. Programando-nos, conhecemos melhor a realidade que queremos transformar com a palavra de Deus.


O que é ser catequista?


Quando não vemos resultados imediatos da ação catequetica pensamos que seja inútil catequizar.

Muitos catequistas começam a catequese com certo entusiasmo e nas primeiras dificuldades desistem. É necessário ter paciência e dedicação. A catequese é uma caminhada ou uma ação contínua, como processo educativo da fé. O catequista tem como missão educar a fé de toda a comunidade para que, catequizada, seja catequizadora.

“O catequista é enviado. Sua missão possui duplo sentido: é enviado por Deus, constituído ministro da palavra pelo poder do Espírito Santo, e é enviado pela comunidade, pois é em seu nome que ele fala. Integrado na comunidade, conhece bem sua história e suas inspirações, sabe animar e coordenar a participação de todos”.


O catequista é uma pessoa que:


  • Crê em Jesus Cristo e segue o seu evangelho;
  • Responde a sua vocação de batizado e de crismando;
  • É indicado e acolhido pela comunidade. Isto quer dizer que é membro atuante e participante da comunidade e dá testemunho de vida cristã;
  • Busca com dedicação a formação necessária para esta missão. Quando aceitamos ser catequistas tomamos consciência de que a nossa opção é uma resposta ao chamado de Jesus Cristo. Como os apóstolos, podemos continuar o projeto de Jesus: “levar a boa notícia aos pobre e libertar os oprimidos…” (Lc 4, 18). A catequese nos compromete a ajudar os nossos irmãos e irmãs nos caminhos da fraternidade, da justiça, da liberdade e da paz. Assim podemos dizer que a nossa opção é por Cristo e pelos irmãos.


Quando avaliamos a nossa catequese devemos nos perguntar se estamos buscando esses caminhos que levam a criar uma nova sociedade, segundo o projeto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário